segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Perda de gordura corporal

Este é um post de um profissional que compactuo com as idéias.


Continuando com a questão do emagrecimento,que na realidade é o objetivo da maioria das pessoas que procuram o meu studio, recebo todas as semanas uma newsletter (boletim informativo) do treinador escocês, mas radicado nos EUA, Alwyn Cosgrove, que eu cito muito por aqui.
A informação dessa semana é frequentemente repetida por ele como a melhor maneira para se perder gordura corporal e, como concordo com as ideias dele, volto a passar para vocês.
Aqui está o básico perda de gordura:
1) Você precisa criar um déficit calórico - não há duas maneiras de fazer isso - você deve queimar mais do que você consome. Mas isso não significa apenas comer menos - você vai ter que mudar os alimentos que você come (NT: só reduzir quantidade, mas sem qualidade,não é o suficiente).
2) A maneira mais eficaz de criar esse déficit é usar uma combinação de dieta e exercício.
3) Sua dieta deve consistir de proteínas magras, frutas e legumes.
Mantenha amidos e carboidratos refinados ao mínimo.
Mantenha elevado o seu consumo de líquidos – água (NT: repetindo, água), e tente comer pelo menos 4-5 refeições pequenas por dia.
Isso ajudará a manter os níveis de açúcar no sangue e mantê-lo na sua dieta.
Siga este plano em 90% do tempo (o que lhe permitirá ter uma certa flexibilidade nos fins de semana etc)
4) Exercício – treinamento intervalado e treinamento metabólico de resistência irá fornecer a maioria de "estrondo para seu buck" (NT: tentando traduzir, acho que seria algo como choque corporal para a maior queima de gordura). Treinamento aeróbio estabilizado (NT: contínuo) simplesmente não queima calorias suficientes para as suas metas agora, e uma divisão de treinamento em partes do corpo (NT: por exemplo, exercício para o tríceps, se você quer emagrecer, pra quê um exercício exclusivo para o tríceps?) será menos eficaz do que o treinamento total do corpo (NT: exercício onde vários músculos atuam ao mesmo tempo, criando um gasto calórico muito maior) para a perda de gordura.
5) Tente se exercitar pelo menos 4-6 dias por semana - dois a três dias de treinamento de resistência muscular e 2-3 dias de cardio intervalado.
6) Suplementos: não há quase nada que vai fazer a diferença. Sinto muito.
Alguns suplementos podem aumentar o metabolismo, ou aumentar sua energia um pouco e esses podem ser úteis - mas em termos de mundo real "de quilos de gordura perdidos", eu ainda não vi nada que realmente fizesse a diferença. Um suplemento multivitamínico e um suplemento de óleo de peixe são vitais, mas mais para sua saúde geral. Um shake de proteína ou substituto de refeição em pó pode ser útil por conveniência, mas não são melhores que alimentos de alta qualidade.


FONTE
Armando Jr Largura - "Pillar Training" (51)9166-3976/3059-3240

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

RESULTADO 2ª EATAPA E CLASSIFICAÇÃO APÓS 2 ETAPAS

CLASSIFICAÇÃO 2ª ETAPA 2011.
Nº NOME CAT. COLOCAÇÃO PONTOS
JOÃO PAULO 1º ELITE
THÉO LAMONIER 2º ELITE
EDJEFERSON 3º ELITE
KLEBSON BARROS 4º ELITE
KELVEN CASTLLER 5º ELITE

KELIAB FELIX 1º MASTER A.
MÁRIO SERGIO 2º MASTER A
NOBERTO SOARES 3º MASTER A
LAÍS NUNES 4º MASTER A
CARLOS ANDRÉ 5º MASTER A
REGINALDO VITURINO 1º MASTER B
JOSÉ EDSON 2º MASTER B
JOSÉ WILSON 3º MASTER B
SAMUEL DOS SANTOS 4º MASTER B
ANTONIO BATISTA 5º MASTER B

GERAL 10 PRIMEIROS ELITE
Nº NOME COL. CAT
JOÃO PAULO 1º ELITE
THÉO LAMONIER 2º ELITE
EDJEFERSON 3º ELITE
KLEBSON BARROS 4º ELITE
KELVEN CASTLLER 5º ELITE
VAGNO JESUS 6º ELITE
OTÁVIO ANSELMO 7º ELITE
JR. MILITAR BIKE 8º ELITE
LAÉRCIO NUNES 9º ELITE
ISRAEL DOS SANTOS 10º ELITE

1. A Pontuação será da seguinte forma:
1º Colocado – 12 pontos; 2º Colocado – 10 pontos;3º Colocado – 9 pontos;4º Colocado – 7
pontos;5º Colocado – 5 pontos;6º Colocado – 2 pontos;7º Colocado – 2 pontos;8º Colocado – 2

ATLETAS CAT. ELITE 1ª 2ª TOTAL CLASSIF.
1 JOÃO PAULO 10/ 12/ 22/ 1º
2 JOSÉ WILKER 12/ 0 /12/ 2º
3 VAGNOJESUS 9/ 2/ 11/ 3º
4 THEO LAMONIER -/ 10/ 10/ 4º
5 EDJEFERSON 1/ 9/ 10/ 5º
6 FCO DA SILVA JR. 7/ 2/ 9/ 7º
7 LAÉRCIO NUNES 5/ 2/ 7/ 8º
8 KLEBSON BARROS 2/ 7/ 9/ 6º
9 KELVEM MUDINHO - /5/ 5 9º
10
CATEGORIA MASTER A
KELIAB FELIX 12/ 12/ - 24 1º
MÁRIO SÉRGIO 7 10 - 17 2º
LAÍS NUNES 10 7 - 17 3º
CARLOS ANDRE 9 5 - 14 4º
NOBERTO SOARES - 9 9 5º
ANTÔNIO FRANCISCO DA SILVA 5 2 - 7 6º
CATEGORIA MASTER B
REGINALDO VITURINO 12 12 - 24 1º
JOSÉ EDSON 10 10 - 20 2º
SAMUEL DOS SANTOS 9 7 - 16 3º
JOSÉ WILSON - 9 - 9 4º
TECHINT 7 - -

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

ROPE TRAINING








O treinamento com cordas ou como é mais conhecido ROPE TRAINING, é uma novidade no mercado Brasileiro, este treino é uma poderosa ferramenta de puro treino funcional , esta técnica é inserida nas rotinas de treinos dos meus alunos clientes. A maior aposta é a potencialidade nos resultados, principalmente perda de peso. Impressionante o grau de gasto calórico em uma seção de treino. Devido a característica do treino ser um C.S.T ( Cardio strength training ) que significa num mesmo exercício estar sendo exigido um esforço aeróbio e de força ao mesmo tempo, relatos da literatura afirmam que elas se encaixam perfeitamente aos que buscam melhora no condicionamento físico de uma forma global, otimizando a resistência, potência, aumento de circulação e perda de gordura corporal.

5 RAZÕES PARA INICIAR O TREINO COM CORDAS:
1- O treinamento aumenta sua resistência e força rapidamente Se você estiver familiarizado com o conceito de Preparação Física Geral, o treino com rope é um excelente método para construir-lhe a capacidade global de trabalho.

2- Permite que você execute os padrões de movimento com uma variedade infinita formar ondas com a corda oferece uma quantidade infinita de movimentos, o que significa um aumento na aprendizagem motora. Simplesmente trocando a pegada, a posição do pé e a posição do corpo que você pode facilmente alterar o tipo de onda que está sendo executada. Você não vai ficar entediado com o exercício, pois você pode alterar os movimentos ​​ levando a novos estímulos ao seu sistema nervoso, contribuído para melhora da coordenação motora do corpo inteiro.
3 - Melhora a resistência de força, potência e resistência aeróbia, ao mesmo tempo. Raramente você vai encontrar um exercícios que lhe permita formar uma infinidade de habilidades motoras e bioenergéticas ao mesmo tempo. O peso da corda e os movimentos rápidos do treino fará você desenvolver uma grande potência na extensão do quadril ponto inicial de uma gama de movimentos diários e esportivos.
4- Grande resistência mental O treino é muito intenso, tanto fisicamente como mentalmente. Poucas pessoas podem realizar as ondas poderosas durante um minuto, sem parar ou falta ar. Vendo os movimentos da corda, muitos erroneamente pensa que eles podem ser fácil de realizar. Basta uma tentativa que vem a surpresa. O treinamento com corda é extremamente difícil até os atletas mais fortes não fazem muita coisa na primeira sessão de rope, alguns atletas dizem que o treino equivale ao esforço de um treino de sprints de 400 metros.
5- ferramenta fenomenal para queimar gorduras Esta pode ser a razão principal, das pessoas iniciarem o treino com cordas. Aliando os treinos a adequados hábitos alimentares pode-se absolutamente destruir as gorduras indesejadas. Nós da HC CONSULTORIA ESPORTIVA estamos constantemente buscando ferramentas e métodos de treinamento que funcione o que não funciona é descartado. Nossos treinos com rope, vem dando ótimos resultados!
Referências
1- * Extraído do artigo (Rope Training: The Next ‘Wave” in FitnessBy Franz Snideman RKC TL, CK‐FMS)
2- Semeare.com.br

domingo, 9 de outubro de 2011

A prova das provas.

PÓDIO DA CATEGORIA MASTER

PÓDIO DA CATEGORIA ELITE



E com um pouco de atraso que posto sobre a prova governador dix-sep rosado, não foi por desdem mas sim por falta de tempo, esse ano a prova foi expecional dividida em dois dias atitude que para mim será o o incentivo que o ciclismo local precisava para se fortalecer e voltar ao seu lugar de melhor ciclismo do nordeste, uma prova local com a mesma premiação da nacional e em todas as categoria fará que um numero maior de atletas se empenhe no treinamento elevando o nível local e com isso começarmos a traçar planos a nível regional e nacional, depois que todos fizerem sua poupança no sábado vai largar na nacional focado em resultado organizando uma equipe local competitiva para levar um mossoroense ao pódio nacional, coisa que não esta longe exemplo disso foi o atleta grafite que ficou em 6º lugar na elite nacional, perdendo só para os atletas da equipe FUVIC/PINDAMONHAGABA considerada o Dream time do ciclismo Brasileiro, e José Edson (maninho) ficando entre os 10 colocados da categoria master nacional e outros atletas como Vagno, Reginaldo viturino, Laercio, Boró entre outros que fizeram boa prova competindo com os melhores ciclistas do Brasil. Voltando ao ciclismo local parabenizar as equipes vitoriosas A equipe serraria RLL GOMES pela 1ª e 2ª colocação na elite local e a RVC/HC CONSULTORIA ESPORTIVA com dois 3º lugares na elite e na master com Vagno jesus e reginaldo viturino respectivamente. Citando o grande Cazuza o "CICLISMO NÃO PARA" dia 16 tem 2ª etapa do campeonato 2011 com prova de circuito no shoping e antes tem na quarta dia 12 um bolão no mesmo lugar da prova.










sábado, 20 de agosto de 2011

TREINOS DE SUBIDA: O MÍNIMO



Esta matéria esclarece alguma coisa sobre o treinamento em subida, questão discutida quase que diariamente nas rodas de ciclistas Mossoroenses, leia e reflita é para nós!
Melhorar o desempenho nos trechos de subida é algo cobiçado pela maioria dos ciclistas. No entanto, muitos atletas treinam, treinam, treinam, treinam... e não conseguem. Muitos destes "fracassos" acontecem porque alguns conceitos básicos são negligenciados, ou seja, não adianta apenas sentar na bicicleta e pedalar, tem que realizar da maneira correta.
O atleta tem que escolher bons locais pra treinar, pois esse é um aspecto que permite realizar variações no percurso, tipo de treino, variar entre subidas de longa e curta duração e com inclinações diferentes.
Treinar em subidas curtas (cerca de 15 segundos) é algo que nunca passou pela cabeça de muitos ciclistas, mas é possível, principalmente se for conciliado com subidas mais longas (10-15 minutos). Tanto nas mais curtas quanto nas longas é importante estar atento à cadência, que pode ser baixa (entre 50-60) e alta (entre 75-85 rpm), dependendo do objetivo do treino.
Quando o atleta estiver se preparando para uma competição por etapas, com muitas subidas em dias consecutivos, aconselho que o volume de treino semanal neste tipo de percurso não seja maior que 125% do que ele enfrentará na competição. Isso evita uma sobrecarga excessiva e a qualidade não fica prejudicada. Já nas competições de um dia o atleta necessitará estar bastante veloz, mas nunca deve esquecer que precisa de uma boa resistência. Por isso, deve treinar pelo menos 60% do volume de subidas que ele terá no dia da competição. Por exemplo, se o evento tiver 1000 metros de desnível acumulado ele deve treinar pelo menos 600 metros.
Treinar a técnica, a variação da pedalada, a mudança de marcha, o posicionamento do corpo, a correção na postura etc. são, também, importantíssimos. Para isso, pedale em subidas de no máximo 400 m, com baixa inclinação e que permitam pedalar com cadência bem alta (100 RPM) ou baixa (abaixo de 50 RPM). Além disso, sempre fique atento à aplicação de força de forma gradual durante todo o ciclo da pedalada. Repita estas ações diversas vezes.
Bons treinos!

Fonte: HE. Treinamento esportivo.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

PROVA AERO BIKE E NOSSA S. DA CONCEIÇÃO

podium elite

podium MTB



podium master





equipe RVC/HC CONSULTORIA ESPORTIVA


As provas do final de semana foi coroada de sucesso tanto o GP AERO BIKE realizado no sábado como o circuito NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO realizado no domingo grande presença do público que gosta do ciclismo e atletas, as provas cotaram em média com 50 atletas inscritos, as vitórias ficaram com as figuras caribadas mostrando que a preparação para prova governador esta bem adiantada, o destaque do final de semana foi o atleta grafite que venceu as duas provas de forma arrazadora chegando escapado em ambas mostrando que esta muito forte, completaram o podiu da elite no sábado VAGNO JESUS e KELIAB FELIX 2º E 3º respectivamente, no domingo completaram o podium com GRAFITE VAGNO JESUS em 2º e KELVEM MUDINHO em 3º. Na master também rolou muitos pegas o vencedor do sábado foi Alexandre seguido de Toinho 35 e Noberto Soares, a vitória do domingo na master ficou com Benedito Pereira (arára) seguido de Laís nunes e Reginaldo viturino.
As equipes estão realizando um grande trabalho no pelotão, hoje esta muito difícil vencer uma prova em mossoró correndo sozinho, e a equipe de maior destaque no final de semana foi a RVC/HC CONSULTORIA ESPORTIVA conseguindo na soma dos dois dias de prova 3 segundo lugares, 1 3º lugar, 1 4º e 1 5º lugar










terça-feira, 9 de agosto de 2011

1 FINAL DE SEMANA 2 PROVAS CICLÍSTICAS.



1ª PROVA DIA 13/08/2011 SÁBADO
LOCAL: circuito AV. Felipe Camarão trecho 12 anos com aeroporto.

HORA: 15:00 HS.

CATEGORIAS: Elite até 34 anos, Master 35 anos over. e MTB idade livre (pneu 1.5 acima)

INSCRIÇÕES: Ciclo mania no bairro Alto de são Manoel no valor de r$ 5,00


2ª PROVA DIA 14/08/2011 DOMINGO

LOCAL: CIRCUITO AV. Alberto Maranhão Bairro Alto da conceição

HORA: 8:00 HS.

inscrições e informações com EDNARDO CARVALHO FONE 8816-6009.




quinta-feira, 14 de julho de 2011

TREINAMENTO FUNCIONAL E CORRIDA




A moda faz com que muitas pessoas escolham uma determinada prática esportiva. Se olharmos por um lado, pensamos que realmente são interessantes estas tendências esportivas porque, pelo menos, tiram as pessoas da ociosidade e levam ao mundo do movimento e da saúde. Por outro lado é inevitável perceber que quando alguém inicia uma prática esportiva por causa da moda, geralmente não se dá continuidade a este exercício. É natural, pois muitos percebem que aquele esporte não é o que pensavam ser. Ou é muito difícil, ou precisa de equipamento caro, ou “CANSA MUITO”. É até engraçado pensar que alguém deixa de praticar uma atividade física porque “cansa”. É claro que qualquer esporte ou exercício deixará você cansado. Ou melhor, o exercício DEVE fazer com que seu corpo seja desafiado e exigido e, conseqüentemente, deverá cansar. Pode ter certeza que isso é muito bom para sua saúde.
Outra frase que escuto muito de alguém que para de fazer um esporte ou atividade física é: “comecei a sentir dor”. Muitas vezes esta dor é no joelho, quadril, lombar etc. Logo após esta informação, pergunto: “Você se preparou para iniciar este esporte?”. A resposta normalmente é: “NÃO”.
Pense no seu corpo parado, sem exigência alguma por um longo tempo. Pode ser dias, semanas, meses ou anos. Você apenas trabalha. Passa algumas horas do seu dia sentado. Você está sempre no computador, no celular e só levanta para ir ao banheiro ou tomar aquele cafezinho amigo. O bom disso é que você já percebeu que precisa fazer alguma atividade física, pois a barriguinha já está aparecendo, subir escada nem pensar, pois cansa muito, pegar alguma coisa no chão é uma dificuldade e se agachar nem pensar, porque o joelho dói.
Você vai para casa e começa a assistir TV e vê a propaganda da corrida que terá daqui um mês na sua cidade e você pensa: “Corrida! Essa é a solução. Todo mundo corre e emagrece!”. Você começa aquela caminhada leve e em questão de dias já está dando aquela “corridinha”, sem cobranças ou estresse. Passadas duas semanas, já está percorrendo alguns kilômetros entre corrida e caminhada. Chega o dia da prova e você se junta a amigos que também correm e consegue completar os 5 km sem parar de correr. Vitória! Consegui! Agora percebe que é capaz e pode muito mais, pois seu amigos correm 10km, 16km, 21km e até 42km. Esse é o objetivo.
Neste momento, inicia-se uma outra fase da “corrida amiga”. As dores que começaram a aparecer. A lombar e joelhos doem. A primeira coisa que um amigo diz é: “Você precisa fazer um reforço muscular”. Você pensa “Bingo! Agora sim vou reforçar os músculos que “envolvem” o joelho e o abdômen que protege a lombar e as dores vão parar”. Posso dizer uma coisa? Você deveria ter feito isto antes de iniciar a correr! Mas tudo bem, comece o reforço.
Então você programa que correrá 3 vezes na semana e fará musculação 2 vezes. Sua rotina será sair do trabalho e ir correr e no outro dia, sair do trabalho e ir à academia. Essa rotina é a mesma para 80% das pessoas que correm. Sabe qual é o grande problema nisto tudo além de ter iniciado a correr da forma errada, sem reforçar a musculatura antes? É que você passa o dia sentado e vai correr, em pé claro, e seu corpo muda totalmente de posição de flexão (quadril, joelhos, cotovelos, pescoço) para uma posição de extensão e somado a isso, muito impacto nas articulações. Mas não tem jeito, você precisa correr para entrar em forma, certo? No outro dia, você sai do trabalho (sempre sentado) e vai para a musculação. Que exercícios o professor manda você fazer para passar a dor nas costas? Abdominal! Maravilha! É só reforça o abdômen que a lombar estará protegida. Até o médico recomenda isso, não é? Você vai lá e FLEXIONA o tronco em torno de 100 vezes para “queimar a barriga”. Outro exercício que você faz é o “rosca bíceps” que serve para “trabalhar” o bíceps. Você vai lá e faz em torno de 30 à 45 vezes a FLEXÃO do cotovelo. Também faz o “chuta-chuta” ou “cadeira extensora” que reforça a coxa (parte anterior ou da frente da coxa). Você SENTA na cadeira e estende o joelho. Deverá fazer também o “leg press”. Você SENTA na cadeira e empurra uma boa quantidade de peso. Além disso tudo, fará outros exercícios SENTADOS ou deitados.
Os dias passam e você percebe que a dor na lombar e joelho não passaram, mas você emagreceu. E pensa: “Isso que importa!”. O grande problema é que a dor não deixa mais você correr e você percebe que a sua postura não está nada boa.
Bem, lamento dizer, mas isso era mais do que certo que aconteceria.
1- Iniciar uma atividade física como a corrida necessita de cuidados mínimos com suas articulações. Você deveria antes de tudo, fortalecer seus músculos e articulações antes de correr.
2- Procure um professor competente que entenda de corrida e que tenha experiência nesta atividade para programar seu treino de forma adequada, sem atropelo no processo de progressão da corrida.
3- Pense que se há dor, alguma coisa está errada e você não depende disso para viver. Quero dizer que aquele papo que atleta vive com dor é verdade, mas você é um atleta? Vai ganhar dinheiro com isso? Sua vida depende disso? Se há dor pare e investigue antes que seja tarde demais.
4- Não sou contra a musculação, mas, definitivamente, não é a melhor solução para seu problema. Pense como você treina o reforço muscular. Você FLEXIONA o corpo, SENTA em máquinas, repetindo dezenas de vezes a mesma coisa. Mas você já passa horas sentado, não? Será que tem alguma coisa errada neste treino? Pode ter certeza que sim.
Pense na sua rotina diária e pense na corrida.
Seu dia é praticamente todo sentado. Tenho certeza absoluta que você precisa fazer exercícios que fujam do padrão de flexão. Você deve fazer exercícios que estendam a musculatura que normalmente está flexionada. Isso irá gerar uma reorganização estrutural e compensará as horas de má postura.
Esqueça os exercícios abdominais convencionais. Esqueça a aula de ABDOMINAL da academia. Isso Não te ajudará a melhorar sua corrida, muito menos ajudará a diminuir a dor nas costas. Aprenda como o abdômen funciona e que ferramentas podemos utilizar para fortalecê-lo.
Deixe para trás exercícios que movimente apenas uma articulação. Seu corpo sempre utilizará vários músculos ao mesmo tempo para se movimentar ou fazer força. É incompreensível ver um corredor fazendo os mesmo exercícios que um fisiculturista faz. Podem ter certeza que a culpa não é do corredor e sim do professor que o orienta.
A preparação física em qualquer esporte deve ser realizada com o objetivo de melhorar o rendimento esportivo sem gerar lesões. Esse é um princípio fundamental na preparação física. O ganho de massa muscular é imprescindível, mas não é o único objetivo. Exercícios que geram força global, são transferidos de forma mais natural e correta do que exercícios de força isolada. Isso que dizer que não adianta sentar em máquinas e fazer força nas pernas já que seu esporte exige que você esteja em pé, sem apoio algum, solto no espaço com exigência de força e resistência.
Querem uma dica de vários preparadores físicos de alto nível que trabalham com esportes de rendimento? Jogue as máquinas fora! Treine de forma real, sem atalhos. Agache, empurre, puxe, pule. Faça do seu corpo uma maquina de locomoção. Se você corre, ensine ao corpo como correr de forma mais eficiente e não tente lutar contra a natureza muscular e articular sentando em máquinas que darão músculos, apenas músculos sem função.
Acreditem! Podem acreditar!






CONTRIBUIÇÃO DA BPPRO-TRAINER



terça-feira, 12 de julho de 2011

DOMINGO 17/07/2011 TEM CICLISMO

Há partir das 15:oo hs na Avenida Rio Branco trecho compreendido da praça de esporte até a antiga REFFESA.
CATEGORIAS: ELITE, MASTER ACIMA DE 35 ANOS E MOUTAIN BIKE
PREMIAÇÃO 1.000,00 R$ DIVIDIDO ENTRE AS CATEGORIAS.
PROVA SELETIVA PARA COPA NORTE/NORDESTE PARA OS ATLETAS DO RN.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

RELATO ROMÂNTICO SOBRE O TREINO COM KETTLEBELLS





(Para a galera da Arte da Força)
Silas me encontrou numa pequena praça do Alto de Pinheiros, em São Paulo, às três da tarde de hoje. Qualquer lugar servia, então foi ali. Trouxe consigo dois kettlebells: um de 12kg e um de 16kg. Nos conhecemos ali. Ele me perguntou o que eu sabia sobre KBs.
“Nada: só de ler e assistir vídeos. Ou seja: nada.”
Fora isso, umas horinhas há dois anos com o Ivan de Marco, que serviram para me dar muita vontade de aprender mais, e recentemente umas aulas de Turkish Gettup (com meu tênis allstar...) com o Rafa Susigan.
Como toda nobre arte, no entanto, os movimentos com KBs não se aprendem rápido, nem na teoria e nem sem uma longa e árdua prática de treinamento. É assim com o wushu, com o boxe, com a esgrima, com as várias danças, com o levantamento de peso olímpico, com a minha arte do levantamento básico e é assim com a antiga e tradicional arte dos KBs. Só existe uma forma de se aprender uma arte, método este consagrado desde que a cultura é cultura: é na transmissão de conhecimento tácito entre mestre e aprendiz.
Mestre é todo aquele que recebeu a incumbência de passar adiante um conhecimento tradicional. Quando a arte floresce e é valorizada, mestres serão aqueles não apenas incumbidos, mas os mais proficientes na arte, proficiência esta avalizada por pares legítimos. A estes indivíduos cabe formar as novas gerações de praticantes de uma arte.
A definição de arte é das mais controvertidas e fugidias da cultura. A arte é uma expressão da cultura humana, em geral entendida como uma prática em que elementos da realidade sejam manipulados e organizados de maneira a produzir um sentido. Arte tem significado simbólico e impacta um ou vários de nossos sentidos, mobiliza a emoção e a cognição. O significado de arte vem sendo re-definido ao longo dos séculos. Originalmente, não era diferenciada de uma habilidade ou competência específica. Mais tarde veio a ser entendida como uma forma de expressão ou comunicação de idéias e emoções.
Seja lá como for, o leitor já deve estar curioso sobre o encontro deste conceito com o relato da minha primeira experiência de treino com KBs.
A execução proficiente de movimentos codificados com KBs pertence à mesma categoria de práticas culturais que as diversas artes marciais, os levantamentos de peso (básico e olímpico), os saltos ornamentais, a ginástica olímpica, o surf e inúmeras outras atividades também freqüentemente classificadas como esportes. Essa classificação, porém, é bem mais moderna do que se imagina: os esportes, como os conhecemos hoje, devidamente institucionalizados, datam do século XIX. As práticas corporais que deram origem a eles, no entanto, se perdem na antiguidade.
Quase todas foram um dia artes da guerra – artes marciais. Arte, no sentido antigo do termo: a maestria e proficiência em uma prática codificada. Os valores tradicionais da lealdade e respeito, bem como a ética da honra são parte da “marcialidade”.
No entanto, todas estas práticas, mesmo quando devidamente encaixadas nas relações institucionais dos esportes modernos, com suas federações, relações econômicas com atores sociais diversos, relações de poder entre praticantes e sobre eles, retém sua qualidade essencial de arte no sentido mais abstrato. Ainda que não manifestem isso em todos os seus praticantes, todas elas são formas de expressar algo profundamente sublime da essência e excelência humana.
As artes corporais comunicam a idéia do Homem “essencial”, e, nessa condição, desejos e expectativas.
No indivíduo praticante, as artes corporais vão além: são discursos eloqüentes sobre suas emoções e relações mais profundas, freqüentemente sobre a transcendência.
Quase todas as artes do corpo contém um denominador comum: a Força. O corpo não se move sem força. Assim, a arte mais básica, mais fundamental, mais basilar à expressão humana é a ARTE DA FORÇA.
Hoje eu aprendi e executei (desajeitadamente, como todo iniciante) swing, swing unilateral (muito lúdico passar o KB de uma mão para outra, divertidíssimo), snatch e agachamento com KBs. É uma arte completamente nova para mim. Um universo a ser explorado. Mas como artista de outra arte da força, sei reconhecer nela, mesmo que apenas nestes primeiros e desajeitados movimentos de uma aprendiz, a rota da transcendência. Como reconheci, ainda engatinhando também, no levantamento olímpico.
Me senti mais ou menos ressuscitada de uma pequena morte produzida por um afastamento involuntário da minha arte, durante as últimas duas semanas. Lembrei daquilo que disse, repeti, escrevi e gravei no aço: minha vida é essa rota. Só existe isso. A vida é isso. O resto é conseqüência.
Mas hoje me dei conta de que a Arte desta rota é uma só, uma grande arte em diferentes expressões. Aquela pequena bola de ferro com alça que consumiu toda a minha atenção e esforço, que desafiou todas as minhas capacidades, me fez rir e retornar a um estado básico qualquer, foi o canal para essa epifania.
No fim, só existe a Força.

Obs: no filme “The Perfect Storm” (Mar em Fúria), o personagem Bobby “fala” telepaticamente com sua companheira quando está morrendo, no meio do maremoto: “... there’s no goodbyes, Christina, there’s only Love – in the end, there’s only Love”. O que isso tem a ver com o texto? Deixo para você meditar.


OLHE O CURRICULUM DA FERA


Marilia Coutinho
Graduada em Ciências Biológicas (1985), mestre em Ecologia Química (1989) e doutora em Sociologia da Ciência pela Universidade de São Paulo (1994), e pós-doutorado pela Virginia Polytechnic Institute and State University (1997). Foi professora da Universidade da Florida e da Universidade de Brasília. Possui trabalhos publicados em vários países em revistas científicas referenciadas sobre temas ligados à Sociologia das Ciências da Vida e artigos sobre diversos aspectos da Atividade Física, do Esporte, da Imagem Corporal, da Educação Física e da Nutrição. Atualmente é pesquisadora, consultora, conferencista e professora na área de treinamento e esportes de força. Marilia é atleta de alto rendimento em Levantamento Básico. É presidente da Aliança Nacional da Força e representante nacional da Syndicated Strength Alliance e do Global Powerlifting Committee. É credenciada junto ao CREF na área de treinamento de força (CREF 059869-P/SP).


quarta-feira, 25 de maio de 2011

FAZER ABDOMINAL É UMA PERDA DE TEMPO



Texto de Michael Boyle =
Eu não posso sequer contar quantas vezes eu já ouvi no final do treino de um aluno, ele falando: “Eu preciso de mais abdominais, eu quero ficar com um tanquinho”. Na verdade você fugir dos SixPack (embalagem com 6 cervejas) é melhor para seu tanquinho do que 100 abdominais completos. O Ponto chave para uma melhor definição abdominal é a visibilidade da musculatura abdominal e não a força dos seus músculos.
Você pode fazer um milhão de abdominais completos, curtos, reversos ou outro exercício que você queira, porem isso não ira afetar na sua definição abdominal. Quando as pessoas me perguntam qual o melhor exercício para o abdome eu digo sempre: Prancha. Isso normalmente requer alguns minutos ate eles entenderem. Isso não é uma brincadeira, isso é a verdade. Se você quer ter um abdome melhor, coma menos e treine mais, porem não treine só seu abdome.
A idéia de fazer abdominais para melhorar o abdome é um dos mais velhos mitos em treinamento. Isso traz de volta a idéia da redução de gordura localizada. Redução da gordura localizada nunca funcionou e nunca irá funcionar. Nós não podemos reduzir a camada de gordura em uma determinada área apenas fazendo exercícios nesta mesma área. Isso significa que os alunos que fazem abdominais para diminuir a gordura abdominal e a aluna que faz exercícios de adução para diminuir a gordura na região interna da coxa estão simplesmente perdendo tempo. Um trabalho completo, com exercícios para todo o corpo é, foi e sempre será a melhor solução para a diminuição da gordura corporal.
Quer uma melhor definição muscular? Então acabe todos os treinos com algum treino intervalado forte ao invés dos milhares abdominais. Treinos intervalados (T.I) é o real segredo para perda de gordura o que resulta em uma maior definição. Treinos Intervalados queimam mais calorias do que exercícios aeróbios lineares. Estes treinos são muito utilizados por sprinters, utilize essa metodologia de treino em suas rotinas e tenha o mesmo corpo deles.
Treinos abdominais podem reduzir o diâmetro ou a circunferência abdominal mas, não irá ajudar em nada na redução da gordura local. A verdade é que existem varias outras ótimas razões para se fazer trabalhos abdominais e core training desde que saibamos selecionar os exercícios e saber para que estamos utilizando os mesmos. Um core bem fortalecido irá ajudar nossos alunos a parecerem melhor como também irá melhorar a performance em vários esportes mas, abdominais convencionais não irá reduzir a gordura abdominal.
Uma outra boa dica: Não faça centenas de abdominais. Um bom programa de abdominais e core training é muito mais do que simplesmente flexionar e estender o tronco. Na realidade é melhor opção para um programa para o core são exercícios isométricos como as pranchas frontais e laterais. Uma das maiores funções da musculatura do core é a prevenção de movimento. O que isso significa? Isso quer dizer que os abdominais são excelentes estabilizadores. Estimule a função de estabilizar e não apenas flexo-extensão.
____________________________________________________________________
O que eu acrescento ainda a este texto do Mike, é que os exercícios abdominais convencionais alem de não ajudarem a diminuir a gordura localizada são excelentes ferramentas de lesão a coluna. O canadense McGuill, um dos maiores estudiosos da coluna vertebral já constatou em diversas pesquisas os danos que o movimento repetitivo de flexão do tronco pode causar. Fique esperto!!!


FONTES


Blogdoandrebelaguarda.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

TREINAMENTO DE CORE E DESPORTO.



Treinamento da região “central” do corpo tem sido um assunto de grande e crescente interesse no meio desportivo, sendo atualmente um ponto comum entre todas as propostas de treinamento que têm por base a funcionalidade (treinamento funcional).
Entende-se que seja necessário, em primeiro lugar, fortalecer o centro para depois mobilizar as extremidades. Sendo o tronco a região central que faz a conexão entre os membros (extremidades), é cabível afirmar que uma região central fortalecida e estabilizada serve como base de suporte para a execução de movimentos mais eficientes dos membros (Bompa e Cornacchia, 2000).
Anderson e Behm (2005) salientam que a estabilidade do tronco é algo identificado como sendo crucial para o equilíbrio dinâmico de todo o corpo.
Em contrapartida, um pobre desenvolvimento da região pode representar um sistema de suporte deficiente para o trabalho intenso de braços e pernas (Bompa e Cornacchia, 2000).
Pensando nisso, desenvolveu-se uma metodologia de treinamento denominada core training ou treinamento do centro ou núcleo. Entende-se por core toda a região central do corpo, compreendendo as regiões lombar, pélvica e quadril.
A estabilidade do core ou core stability é compreendida na literatura de medicina do esporte como a capacidade de controle motor e produção muscular do complexo lombo-pelvico-quadril (Leetun et al., 2004).
Os músculos do core são os principais responsáveis pela manutenção de uma postura adequada dessa região, seja ela uma postura estática ou dinâmica, sendo que ambas as posturas são vivenciadas nas atividades cotidianas e esportivas. Portanto, seu treinamento se faz necessário para manutenção da saúde postural, evitando possíveis lesões e auxiliando no desempenho nas atividades.
Para se conseguir o fortalecimento do core outras ferramentas invade o cenário do treinamento físico, como LEVANTAMENTOS OLÍMPICOS, KETTLEBELLS, ROPE TRAINING, TRX E O USO DA INSTABILIDADE. Que já provou ser mais eficiente para este fim do que as maquinas de musculação. Diversos estudos analisaram os efeitos da instabilidade sobre a ativação da musculatura do core e chegaram a conclusões positivas, principalmente quanto à ativação dos músculos profundos (estabilizadores) (Anderson e Behm, 2005; Marshall e Murphy, 2005).
Relacionando este conceito com o CICLISMO que é o esporte que trabalho em alto nível, é muito comum ver atletas de grande capacidade aeróbica e muita força nos membros inferiores que não são aproveitadas devido uma falta de estabilização, a força exercida nos pedais é perdida em movimentos laterais ao invés avanços a frente, o desenvolvimento da bike depende de o quanto o tronco e braços estão firmes dominando o guidão e o resto da bike para que o conjunto realize um efeito tipo de um arco atirando uma flecha formando uma única peça. Com base no respaldo que a literatura científica específica nos oferece, cabe a nós, profissonais de educação física atuantes no desporto, implantar essas ferramentas em nossas rotinas de treinamento, a fim de aprimorar o desempenho de nossos atletas.
Referências Bibliográficas
Anderson, K.; Behm, D.G. The Impact of Instability Resistance Training on Balance and Stability. Sports Medicine. 35(1): 43-53, 2005
Bompa, T.O.; Cornacchia, L.J. Treinamento de Força Consciente. São Paulo: Phorte, 2000.
Leetun, D.T.; Ireland, M.L.; Wilson, J.T.; Ballantyne, B.T.; Davis, I.M. Core Stability Measures as Risk Factors for Lower Extremity Injury in Athletes. Medicine & Science in Sports & Exercise. 36(6): 926-934, 2004.
Marshall, P.W.M.; Murphy, B.A. Increase deltoid and abdominal muscle activity during Swiss ball bench press. Journal of Strength and Conditioning Research 20(4): 745–750, 2006.
Retirado do texto de: Cauê Vazquez La Scala Teixeira, formado em Educação Física (UNIMES);Pós-graduado em Fisiologia do Exercício (CEFE) e Treinamento de Força (UNISANTA);WWW.treinamentoesportivo.com

segunda-feira, 16 de maio de 2011

A GRANDE MÍDIA ESTA DESCOBRINDO O TREINAMENTO FUNCIONAL




Segue foto da matéria na veja de 04/05/2011 falando sobre o treinamento suspenso, (TRX) uma ferramenta fantástica que faz parte do arcenal de equipamentos da HC CONSULTORIA ESPORTIVA que segue a linha do FUNCTIONAL TRAINING ou TREINAMENTO INTEGRADO como gosto de chamar pois diferente de outras formas de treinamento visa melhorar todas as habilidades treináveis no ser humano. FORÇA, POTÊNCIA, AGILIDADE, EQUILÍBRIO, MOBILIDADE ARTICULAR, ESTABILIDADE E PRECISÃO. Depois posto uma matéria mais detalhada sobre o treino suspenso.




segunda-feira, 9 de maio de 2011

BOLÃO DO DIA DAS MÃES

Enquanto não organiza a parte politica da AMC, os bolões de ciclismo domina para manter o nível dos atletas. O deste domingo foi em homenagem as mães no circuito do shoping categoria única 38 kh/de média e muita cara feia. segue classificação.

1º - Laércio Nunes
2º - Mário Ítalo
3º -Vagno Jesus
4º -keliano Felix
5º - José Wilker (grafite)

terça-feira, 26 de abril de 2011

Treino Aeróbico Continuo x Intervalado

Treino Aeróbico Continuo x Intervalado
"Emagrecimento... Uma Lição de Culinária? É muito comum chegar as academias convencionais e se deparar com uma lista de espera intermináve..."
Emagrecimento... Uma Lição de Culinária?
É muito comum chegar as academias convencionais e se deparar com uma lista de espera interminável para o uso das esteiras. Muitas vezes este fato é motivo de descontentamento e desentendimento com a academia e ate mesmo entre alunos. Qual seria a solução? Limitar um tempo máximo para o uso? ser rigoroso na organização da fila de espera?
Na minha opinião existem outras formas de otimizar o uso das esteiras e torná-las uma aliada ao treinamento ao invés de um problema. A solução está no planejamento e organização do treino, compreensão do aluno sobre este e na mudança de paradigmas.
A maioria dos alunos ficam 30, 40 ate 50 minutos em cima de uma esteira com um único propósito: Perder Peso. Seria esta a melhor forma de treinar para este objetivo?
Um bom programa de exercícios para a diminuição do peso corporal deve ter seu foco direcionado ao gasto calórico durante e pós atividade.. Pos atividade?? Sim, pós exercício existe um fenômeno chamado de EPOC sigla em inglês que traduzida significa: Consumo de oxigênio pós exercício. Após a atividade o nosso metabolismo continua acelerado com o intuito recuperar e restaurar os padrões normais do organismo ou seja retornar a homeostase. Para voltarmos a este estado de equilíbrio necessitamos de energia e é ai onde entra a gordura que é com certeza uma das fontes mais utilizadas nesse momento. O tempo de duração desse fato é diretamente proporcional a intensidade do treino ou seja quando mais intenso maior é o EPOC.
Podemos comparar nosso metabolismo com uma panela comum de cozinha que quando colocada no fogão (inicio dos exercícios) leva um tempo ate atingir a temperatura desejada (zona de treinamento) e logo após o fogo apagado (final do exercício) esta leva também um certo tempo para se resfriar novamente ate chegar a sua temperatura padrão (recuperar a homeostase).
Podemos usar esta mesma analogia para compararmos os treinos aeróbios intervalados com os de estímulo continuo.
ATENÇAO: Estes dados abaixo são meramente ilustrativos!!! Meus dotes culinários não são lá essas coisas, porém servem para abrir nossos olhos quanto aos treinos de longa duração e baixa intensidade.
Todos atentos, vamos lá...
Exercício Aeróbio Continuo (30min esteira baixa intensidade)
Se colocarmos uma panela no fogão com fogo baixo, (leve intensidade) e deixar por 30 minutos o que irá acontecer? Provavelmente irá demorar uns 10 a 15 minutos para atingir sua temperatura desejada (zona alvo de treinamento) assim restando mais 15 a 20min para completar os tais 30 minutos. Ao apagar o fogo a panela irá demorar mais uns 20 a 30 para resfriar-se totalmente (retorno a homeostase).
Exercício Aeróbio Intervalado (4 “tiros” de 4min esteira = Total 16 minutos)
A mesma panela ira ao fogão com fogo alto ou seja alta intensidade, 4 vezes durante 4 minutos (totalizando 16 minutos de treino aeróbico total).
A cada “tiro” de 4 minutos a panela por conta da intensidade, rapidamente ira atingir a sua temperatura ideal (zona alvo de treinamento) e ao apagar o fogo ira levar os mesmos 20 a 30 minutos para resfriar-se totalmente. Contudo, como o treino é intervalado ou seja é composto por uma seqüência de 4 tiros, antes mesmo de resfriar-se totalmente irá ao fogo novamente o que a cada vez ira ficar mais fácil de chegar a zona alvo de treinamento como também ao finalizar irá passar mais tempo na zona ate resfriar-se novamente (retorno a homeostase).
Então qual seria a diferença? A grande diferença seria que no treino intervalado teríamos: 1. Economia de tempo, 2. Uma manutenção por tempo mais prolongado na “temperatura ideal” e 3. Um “resfriamento” ou EPOC mais significativo.
Conclusão: os treinos intervalados por atingir uma alta “temperatura” ou seja, uma alta zona de batimentos, várias vezes irá ser mais eficaz para o gasto calórico total do treino do que uma baixa “temperatura” ou freqüência cardíaca baixa por um tempo prolongado. Treinos intensos, fracionados e de baixo volume são uma excelente ferramenta para aumento do gasto calórico do treino e redução do congestionamento nas esteiras.

Fonte: ANDRE BELLAGUARDA.blogspot.com

domingo, 3 de abril de 2011

ROPE TRAINING







O treinamento com cordas ou como é mais conhecido ROPE TRAINING, é uma novidade no mercado Brasileiro, este treino é uma poderosa ferramenta de puro treino funcional , esta técnica é inserida nas rotinas de treinos dos meus alunos clientes. A maior aposta é a potencialidade nos resultados, principalmente perda de peso. Impressionante o grau de gasto calórico em uma sessão de treino. Devido a característica do treino ser um C.S.T ( Cardio strength training ) que significa num mesmo exercício estar sendo exigido um esforço aeróbio e de força ao mesmo tempo, relatos da literatura afirmam que elas se encaixam perfeitamente aos que buscam melhora no condicionamento físico de uma forma global, otimizando a resistência, potência, aumento de circulação e perda de gordura corporal.




5 RAZÕES PARA INICIAR O TREINO COM CORDAS:




1- O treinamento aumenta sua resistência e força rapidamente Se você estiver familiarizado com o conceito de Preparação Física Geral, o treino com rope é um excelente método para construir capacidade global de trabalho.




2- Permite que você execute os padrões de movimento com uma variedade infinita, formar ondas com a corda oferece uma quantidade infinita de movimentos, o que significa um aumento na aprendizagem motora. Simplesmente trocando a pegada, a posição do pé e a posição do corpo que você pode facilmente alterar o tipo de onda que está sendo executada. Você não vai ficar entediado com o exercício, pois você pode alterar os movimentos ​​ levando a novos estímulos ao seu sistema nervoso, contribuído para melhora da coordenação motora do corpo inteiro.




3 - Melhora a resistência de força, potência e resistência aeróbia, ao mesmo tempo. Raramente você vai encontrar um exercícios que lhe permita formar uma infinidade de habilidades motoras e bioenergéticas ao mesmo tempo. O peso da corda e os movimentos rápidos do treino fará você desenvolver uma grande potência na extensão do quadril ponto inicial de uma gama de movimentos diários e esportivos.




4- Grande resistência mental O treino é muito intenso, tanto fisicamente como mentalmente. Poucas pessoas podem realizar as ondas poderosas durante um minuto, sem parar ou falta ar. Vendo os movimentos da corda, muitos eroneamente pensão que elas podem ser fácil de realizar. Basta uma tentativa que vem a surpresa. O treinamento com corda é extremamente difícil até os atletas mais fortes não fazem muita coisa na primeira sessão de rope, alguns atletas dizem que o treino equivale ao esforço de um treino de sprints de 400 metros.




5- ferramenta fenomenal para queimar gorduras Esta pode ser a razão principal, das pessoas iniciarem o treino com cordas. Aliando os treinos a adequados hábitos alimentares pode-se absolutamente destruir as gorduras indesejadas. Nós da HC CONSULTORIA ESPORTIVA estamos constantemente buscando ferramentas e métodos de treinamento que funcione o que não funciona é descartado. Nossos treinos com rope, vem dando ótimos resultados!




Referências


1- * Extraído do artigo (Rope Training: The Next ‘Wave” in FitnessBy Franz Snideman RKC TL, CK‐FMS)


2- Semeare.com.br

terça-feira, 29 de março de 2011

CICLISMO PARA TODOS OS GOSTOS.

É, esse final de semana o ciclismo esteve muito movimentado, várias provas que até deu para o ciclista Mossoroense escolher participar da prova que fosse melhor para seu perfil competitivo. enduro das serras em MTB que foi vencida pelo atleta iniciante Kleilson da equipe TWK, e a poucos quilómetros dali rolava a prova tradicional da cidade de Pau dos Ferros com 100 km e a subida da temida serra de Porta Alegre, onde foi vencida pelo atleta Jossias Emiliano da cidade do Natal da equipe Fisioterapia domiciliar de Mossoró, na categoria elite, a categoria Master o v foi vencida pelo atleta Reginaldo viturino (padre) da equipe RVC Mossoró, e finalizando 11 ciclistas seguiram em destino a Quixadá no CE para a tradicional prova de São José na categoria elite o domínio foi dos cearenses mas no master e feminino Mossoró garantiu seu lugar no podium com Samuel (o mestre) com um 2º lugar seguido de Reginaldo (boquinha) em 3º no feminino a atleta Alice conseguiu a 2ª colocação na prova. Com todas estas provas com participação dos atletas Mossoroenses ainda tinha competição na cidade de João Pessoa PB e em Fortaleza CE.

domingo, 13 de março de 2011

A VERDADEIRA CAMINHADA QUE FORTALECE E QUEIMA GORDURA




Alguma vez alguém pensou que a caminhada pode realmente fortalecer o seu corpo? Essa caminhada pode criar e dinamizar os músculos do seu núcleo? Bem, é verdade. Claro que eu não estou me referindo a sua caminhada tradicional diária dando voltas na praça. O que eu estou falando neste artigo é um exercício de construção de CORE incrível que vai certamente dar-lhe um treino intenso com resultados surpreendentes. Eu estou falando do exercício ( farmers walk) em bom português caminhada do Agricultor. Um exercício extremamente funcional que é realizado nas competições de strongman e em programas de condicionamentos físicos e é realizado no dia a dia por todos nos.
QUAL É O EXERCÍCIO CAMINHADA DO AGRICULTOR?
Quem já trabalhou, viveu ou passou algum tempo considerável no ambiente rural sabe que é um trabalho muito físico. Mesmo com tecnologias inovadoras, o trabalho manual foi e ainda é uma parte muito importante do trabalho. Carregando pesados baldes de água e ração para os animais podem realmente prever um bom treino. E a coisa boa é que você não tem que viver em uma fazenda para obter os benefícios deste exercício fantástico. O exercício consiste em andar carregando pesos pesados em cada mão.
FUNDAMENTOS DA CAMINHADA DO AGRICULTOR.
A técnica básica de caminhada do agricultor é realmente muito simples, mas os benefícios são muitos. Você terá que encontrar um espaço livre sem obstáculos, é recomendável usar uma superfície plana, em vez de um pavimento irregular. Você também vai precisar de dois halteres ou kettlebells ou qualquer pesos com alças. Se você é um novato nos treinos escolha pesos leves, mas para progredir neste exercício, você terá de aumentar gradualmente o peso que você irá utilizar. Se você é um levantador de peso intermediário ou avançado selecione pesos pesados para este exercício. Pegue um peso em cada mão. Mantendo os braços paralelo ao corpo, ombros, costas e peito para fora, começe a andar alguns metros a frente, em seguida, retorne ao seu ponto de partida. Em seguida, repita isso novamente. Depois de três repetições, agache-se lentamente para colocar os pesos no chão. Lembre-se de manter seus braços paralelo ao corpo e as costas retas, ao colocar os pesos no chão. Matenha a coluna numa posição neutra como na técnica correta do agachamento. Comece com 3 repetições de 10 metros de caminhada de ida e volta com intervalos de 1 minuto entre as séries, com o avanço do condicionamento você pode aumentar tanto a carga como a distância, para os brutos no treino de força pode se fazer séries com cargas bem pesadas até a fadiga duas vezes por semana. Recomendamos De 1 a 3 repetições por série Não segure a respiração durante a execução deste ou qualquer outro exercício. isso, aumenta suas chances de hipóxia (privação de oxigênio) que pode levar a tonturas ou desmaios. Em vez disso, respire normalmente. A caminhada do agricultor é um exercício muito bom e se executado corretamente, não vai demorar muito para você notar os resultados.
Benefícios da Caminhada do Agricultor
A força do core (centro do corpo) é importante para uma série de razões. Uma pequena lista destes incluem:
• Acelarações forte
• Abdominais fortes
• Forte glúteos
• Maior crescimento muscular
• Aumento do metabolismo
• Aumento da coordenação muscular
Quando você treina exigindo a força do core com exercícios funcionais como caminhada do agricultor, agachamentos ou levantamentos terra, você estará treinando grupos musculares diferentes a trabalhar em conjunto ou seja, coordenação muscular. É preciso muita habilidade e prática para manter o equilíbrio quando se da uma passada com pesos nas mãos. Isso Aumenta o equilíbrio e a resistência para se movimentar, Você vai trabalhar muitos músculos do seu corpo durante a execução do exercício: pernas, braços, ombros, costas, glúteos e abdômen. As mulheres podem fazer o exercício com pesos leves e repetições mais baixas / distâncias mais curtas e ainda colher os benefícios do exercício. Homens que desejam aumentar sua massa muscular e tamanho podem escolher os pesos mais pesados e realizar mais séries e em distâncias maiores. Como acontece com qualquer exercício, nutrição adequada, repouso, planejamento, paciência e dedicação trará resultados. E lembre-se consultar com um médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios.

segunda-feira, 7 de março de 2011

O SEGREDO DO SUPER HOMEM SOVIÉTICO

EQUIPAMENTOS PARA TREINAMENTO KB 16KG

MOBILIDADE ARTICULAR E AQUECIMENTO
TREINO CORRETIVO PARA CICLISTAS



SWING FASSE II EXERCÍCIO DE FORÇA E POTÊNCIA


SWING I FASE


FRONT SQUAT EXERCÍCIO DE FORÇA


TGU. OBJETIVO SAÍ DA POSIÇÃO DEITADO FICAR EM PÉ SEMPRE COM O PESO ACIMA DA CABEÇA EXERCÍCIO DE FORÇA PARA O CORPO TODO.

MILITARY PRESS EXERCÍCIO DE FORÇA.

NA ÉPOCA DA CORTINA DE FERRO A ANTIGA UNIÃO SOVIÉTICA, ATUAL RÚSSIA DOMINAVA AS OLIMPÍADAS EM QUASE TODOS OS ESPORTES PRINCIPALMENTE OS DE FORÇA E POTÊNCIA, O TERMO CORTINA DE FERRO SE DEU DEVIDO OU SEGREDO QUE ERA GUARDADO NA ANTIGA URSS PRINCIPALMENTE NO TREINAMENTO DE SEUS ATLETAS, SÓ AGORA AOS POUCOS ESTÃO SENDO DESCOBERTO PARA O MUNDO, COMO É O CASO DO KETTLEBELL UM IMPLEMENTO RUSSO PARA TREINO DO CORPO TODO E TODAS AS VALÊNCIAS FÍSICAS, USADO A MAIS DE 300 ANOS PELOS RUSSOS SÓ CHEGOU A AMÉRICA HÁ 11 ANOS ATRÁS NOS EUA PELO O TREINADOR DO EXÉRCITO RUSSO PAVEL T. PARA TREINAR AS FORÇAS ARMADAS AMERICANAS E LOGO FOI DIFUNDIDO PARA TODA A COMUNIDADE ENVOLVIDA EM TREINAMENTO DE ALTO NÍVEL. NO BRASIL EXISTE DUAS IMPRESSAS RESPONSÁVEIS PELO TREINAMENTO COM KB E CAPACITAÇÃO DE INSTRUTORES, UMA DELAS É A ARTE DA FORÇA ONDE SEUS RESPONSÁVEIS RESIDE NOS U.S.A VINDO PARA O BRASIL ´PARA MINISTRA SEUS CURSOS E DAREM SUA CERTIFICAÇÃO DEPOIS DE UM TESTE PRÁTICO E INSCRITO. NO RN EXISTE APENAS TRÊS INSTRUTORES CERTIFICADOS ARTE DA FORÇA NO KETTLEBELL TRAINING UM DELES SOU EU VAGNO JESUS. CONFESSO QUE O KB JÁ ME PROPORCIONOU GANHOS EM 3 MESES DE PRÁTICA BÁSICA MELHORES RESULTADOS EM FORÇA E POTÊNCIA TRANSFERÍVEL PARA O ESPORTE E PARA VIDA REAL DO QUE OS 15 ANOS DEDICADO AO TREINO DE MUSCULAÇÃO TRADICIONAL. E DIGO PRA VOCÊS RESULTADOS MAIORES EM FORÇA E POTÊNCIA O TREINAMENTO INTEGRADO CONHECIDO COMO FUNCIONAL PODE LHE AJUDAR A TER GANHOS QUE VOCÊ NUNCA IMAGINOU TER. PROCURE UM PROFESSOR CERTIFICADO ADF EM TREINAMENTO FUNCIONAL E KB TRAINING E SAIA DA MONOTONIA SEM RESULTADO DAS SÉRIES TRÊS DE 10.


HÁ 18 MESES LONGE DAS MAQUINAS DE MUSCULAÇÃO E O MESMO TEMPO DE EVOLUÇÃO.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

CIRCUITO VERÃO DE CICLISMO.

EQUIPE RVC

EQUIPE DO ALTO



EQUIPE MACARRÃO



EQUIPE FISIOTERAPIA DOMICILIAR/KLENILSON BIKES




PÓDIUM MASTER






PÓDIUM ELITE




HOJE 27.02 FOI DADO O PONTAPÉ INICIAL PARA O CICLISMO MOSSOROENSE, ACONTECEU O CIRCUITO VERÃO DE CICLISMO 2011 COM ORGANIZAÇÃO DE EDNARDO CARVALHO E FNC/AMC DANDO RESPALDO LEGAL. DEPOIS DE UMA LARGADA SIMBÓLICA PERCORRENDO ALGUNS PONTOS DA CIDADE FOI DADO A LARGADA PARA 70 KM DE MUITA VELOCIDADE PARA MAIS DE 60 CICLISTAS DIVIDIDOS ENTRE MASTER E ELITE NA BR QUE LIGA MOSSORÓ A CIDADE DE APODI, DO INICIO AO FIM DA PROVA O RÍTMO FOI CONSTANTES COM MUITOS ATAQUES PROTAGONIZADOS PELAS PRINCIPAIS EQUIPES DO ESTADO QUE QUERIA VENCER A PRIMEIRA BATALHA DO ANO. O QUE SE VIU DESDE O INÍCIO FOI A EQUIPE FISIOTERAPÍA DOMICILIAR/KLENILSON BIKES ATACAR O PELOTÃO E QUERER NEUTRALIZAR A EQUIPE DO ALTO QUE FOI A MAIS VENCEDORA DE 2010. OS CAMPEÕES DA CATEGORIA ELITE SÓ FOI CONHECIDO NOS METROS FINAIS DEPOIS DE UMA ALTA VELOCIDADE MÉDIA 39 KM/H CULMINOU COM UM SPRINT FENOMENAL DO ATLETA KLENILSON DA EQUIPE FISIOTERAPIA DOMICILIAR/KLENILSON BIKES SEGUIDO DE DIONÍSIO ATLETA DA CIDADE DE NATAL E EM TERCEIRO VAGNO JESUS DE MOSSORÓ DA EQUIPE RVC CONTABILIDADE. NO PRIMEIRO EMBATE DO ANO DEU FISIOTERAPIA DOMICILIAR/KLENILSON BIKES, MAIS A QUIPE DO ALTO PROMETE UMA DISPUTA ACIRRADA PARA 2011, DESTAQUE TAMBÉM PARA A EQUIPE DO MACARRÃO QUE CONSEGUIU TRAZER SEUS ATLETAS PARA O SPRINT MAIS SEM EXITO E PARA O ATLETA VAGNO JESUS QUE MESMO SOZINHO (SEUS COMPANHEIROS DE EQUIPE SÃO MASTER) CONSEGUIU COLOCAR O NOME DA EQUIPE RVC NO PÓDIUM.







A CATEGORIA MASTER FOI MAIS TRANQUILA NO KM 15 DA PROVA OS CICLISTAS LAÍS, BENEDITO ARARA E REGINALDO BOQUINHA REALIZARÃO UMA FUGA QUE NÃO FOI NEUTRALIZADA PELO PELOTÃO E CULMINANDO COM A VITÓRIA DO MULTI CAMPEÃO REGINALDO BOQUINHA SEGUIDO DE LAÍS E BENEDITO EM TERCEIRO.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES PARA CLIENTES HC.

1º PASSO.
ANAMINESE, Para conhecer histórico esportivo e objetivos, para traçar um plano de treino com metas realistas.
2º PASSO.
BIKEFIT,(para esportes com bicicletas) Avaliações físicas como capacidade aeróbica e composição corporal, avaliação funcional do movimento (serve para detectar desequilíbrios musculares, encurtamentos e limitações de movimento que prejudicam o desempenho físico e causa lesões)
3º PASSO.
Elaboração do programa de treinamento de acordo com suas individualidades com ênfase no trabalho de equilíbrio muscular e resgate dos padrões fundamentais de movimento.
Não acreditamos em treinamento que não seja integrado e que não leve em conta as individualidades biológicas e potenciais fatores causadores de lesões, nossa proposta é o que há de mais moderno no treinamento para qualquer objetivo, possuímos capacitação em treinamento funcional e kettelebell training ARTE DA FORÇA referência no Brasil em treinamento Funcional.
Os grupos de corrida e de pedal terá 3 encontros semanais com um deles voltado para o treinamento integrado de força também conhecido como funcional.
interessados ligar 8879-3347 ou email para vagnojesus@hotmail.com

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

TREINE ACOMPANHADO POR PROFISSIONAIS

HC - CONSULTORIA ESPORTIVA - GRUPO DE CORRIDA E PEDAL
Oferecemos:
• Assessoria esportiva para treinamento de CICLISMO, MTB, CORRIDA E CAMINHADA.
• Criação e assessoria de grupos de CICLISMO, MTB, CORRIDA E CAMINHADA em clubes, academias, condomínios e empresas.
ATENDIMENTO CORPORATIVO
As atividades físicas realizadas em grupo e ao ar livre estão se tornando cada vez mais uma ferramenta para prevenir o estresse, elevar a auto-estima e melhorar a qualidade de vida das pessoas, aumentando a produtividade nas atividades do dia a dia como também no ambiente de trabalho.
Por isso oferecemos um serviço diferenciado para grupos de amigos e empresas, montamos grupos de funcionários que já praticam atividade física ou que queiram adotar um estilo de vida mais saudável e desenvolvemos um programa de treinamento de caminhada corrida ou de pedaladas personalizado em parques e áreas públicas da cidade.
O programa é voltado para a qualidade de vida, com acompanhamento técnico especializado e, além disso, oferecemos suporte para inscrição e participação em provas esportivas.
Tudo isso para proporcionar um ótimo ambiente de treino para os clientes atletas.
GRUPO DE CORRIDA, CAMINHADA E PEDALADAS
Quem participa dos grupos de treinamento têm suas planilhas de treino personalizadas de acordo com o objetivo, seja ele de emagrecimento, condicionamento ou de melhora de desempenho no esporte.
Um dos grandes diferenciais do grupo de treinamento é o fato justamente dos treinos serem em grupo, o que os torna mais motivantes, além é claro da socialização e do bem-estar que a atividade proporciona.
Estaremos iniciando um novo grupo voltado para iniciantes em Mossoró, a partir do mês de Março, para saber mais ligue (84) 8879-3347 OU PELO EMAIL: vagnojesus@hotmail.com
COMO FUNCIONA O GRUPO:
O cliente deverá após o contato inicial, providenciar um atestado médico, aí então realiza uma avaliação conosco (anamnese e testes de esforço em campo).
Após a avaliação e já sabendo quais os seus objetivos, desenvolvemos seu programa de treinamento, que será disponibilizado via email.

Os treinamentos dos grupos são feitos sob a coordenação de professores de educação física e o programa abrange desde aprendizagem motora até exercícios educativos, focados na correção da técnica.
Os treinos em grupo são desenvolvidos com todos os níveis de condicionamento e são acompanhados e monitorados pelo professor responsável.
Montamos e assessoramos grupos de corrida com um mínimo de 8 atletas em seu condomínio, clube, empresa, etc.
Com frequência semanal de três aulas que é o mínimo recomendado Para manutenção e ganho de forma física.
UM DOS CLIENTES DA HC CONSULTORIA ESPORTIVA É O CICLISTA LAÉRCIO NUNES ATUAL CAMPEÃO MOSSOROENSE DE CICLISMO.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

CAMPEÕES 2010

ESTE É O RESULTADO OFICIAL DA AMC. EM BREVE DVULGAREMOS A DATA DA SOLENIDADE DE ENTREGA DOS TROFÉIS DOS CAMPEÕES.

RANKING MOSSOROENSE 2010.

ATLETAS CAT. ELITE

1º LAERCIO NUNES DE CARVALHO 27 PTS.

2º JOSÉ WILKER DE PAULA 27 PTS.

3º MARIO ITALO 25 PTS.

4º MAICON RAMIRES DE PAULA 25 PTS.

5º VAGNO JESUS C. MIRANDA 24 PTS

CATEGORIA MASTER A

1º KELIANO FELIX DA COSTA 37 PTS

2º LAÍS NUNES DE CARVALHO 35 PTS

3º ANTÔNIO FRANCISCO DA SILVA 27 PTS

4º ALEXSANDRO BARAUNA 22 PTS

5º JOSÉ WILSON DOS SANTOS 19 PTS.

ATLETAS CAT. MASTER B

1º SAMUEL FERREIRA DOS SANTOS 24 SPT

ATLETAS CAT. MASTER C

1º FABIANO DE OLIVEIRA 24V PTS.

ATLETAS CAT. SUB-17

1º DANILO WILSON PTS. 36

2º JOÃO PAULO 34 PTS

3º SAMUEL ROCHA 20 PTS