terça-feira, 26 de abril de 2011

Treino Aeróbico Continuo x Intervalado

Treino Aeróbico Continuo x Intervalado
"Emagrecimento... Uma Lição de Culinária? É muito comum chegar as academias convencionais e se deparar com uma lista de espera intermináve..."
Emagrecimento... Uma Lição de Culinária?
É muito comum chegar as academias convencionais e se deparar com uma lista de espera interminável para o uso das esteiras. Muitas vezes este fato é motivo de descontentamento e desentendimento com a academia e ate mesmo entre alunos. Qual seria a solução? Limitar um tempo máximo para o uso? ser rigoroso na organização da fila de espera?
Na minha opinião existem outras formas de otimizar o uso das esteiras e torná-las uma aliada ao treinamento ao invés de um problema. A solução está no planejamento e organização do treino, compreensão do aluno sobre este e na mudança de paradigmas.
A maioria dos alunos ficam 30, 40 ate 50 minutos em cima de uma esteira com um único propósito: Perder Peso. Seria esta a melhor forma de treinar para este objetivo?
Um bom programa de exercícios para a diminuição do peso corporal deve ter seu foco direcionado ao gasto calórico durante e pós atividade.. Pos atividade?? Sim, pós exercício existe um fenômeno chamado de EPOC sigla em inglês que traduzida significa: Consumo de oxigênio pós exercício. Após a atividade o nosso metabolismo continua acelerado com o intuito recuperar e restaurar os padrões normais do organismo ou seja retornar a homeostase. Para voltarmos a este estado de equilíbrio necessitamos de energia e é ai onde entra a gordura que é com certeza uma das fontes mais utilizadas nesse momento. O tempo de duração desse fato é diretamente proporcional a intensidade do treino ou seja quando mais intenso maior é o EPOC.
Podemos comparar nosso metabolismo com uma panela comum de cozinha que quando colocada no fogão (inicio dos exercícios) leva um tempo ate atingir a temperatura desejada (zona de treinamento) e logo após o fogo apagado (final do exercício) esta leva também um certo tempo para se resfriar novamente ate chegar a sua temperatura padrão (recuperar a homeostase).
Podemos usar esta mesma analogia para compararmos os treinos aeróbios intervalados com os de estímulo continuo.
ATENÇAO: Estes dados abaixo são meramente ilustrativos!!! Meus dotes culinários não são lá essas coisas, porém servem para abrir nossos olhos quanto aos treinos de longa duração e baixa intensidade.
Todos atentos, vamos lá...
Exercício Aeróbio Continuo (30min esteira baixa intensidade)
Se colocarmos uma panela no fogão com fogo baixo, (leve intensidade) e deixar por 30 minutos o que irá acontecer? Provavelmente irá demorar uns 10 a 15 minutos para atingir sua temperatura desejada (zona alvo de treinamento) assim restando mais 15 a 20min para completar os tais 30 minutos. Ao apagar o fogo a panela irá demorar mais uns 20 a 30 para resfriar-se totalmente (retorno a homeostase).
Exercício Aeróbio Intervalado (4 “tiros” de 4min esteira = Total 16 minutos)
A mesma panela ira ao fogão com fogo alto ou seja alta intensidade, 4 vezes durante 4 minutos (totalizando 16 minutos de treino aeróbico total).
A cada “tiro” de 4 minutos a panela por conta da intensidade, rapidamente ira atingir a sua temperatura ideal (zona alvo de treinamento) e ao apagar o fogo ira levar os mesmos 20 a 30 minutos para resfriar-se totalmente. Contudo, como o treino é intervalado ou seja é composto por uma seqüência de 4 tiros, antes mesmo de resfriar-se totalmente irá ao fogo novamente o que a cada vez ira ficar mais fácil de chegar a zona alvo de treinamento como também ao finalizar irá passar mais tempo na zona ate resfriar-se novamente (retorno a homeostase).
Então qual seria a diferença? A grande diferença seria que no treino intervalado teríamos: 1. Economia de tempo, 2. Uma manutenção por tempo mais prolongado na “temperatura ideal” e 3. Um “resfriamento” ou EPOC mais significativo.
Conclusão: os treinos intervalados por atingir uma alta “temperatura” ou seja, uma alta zona de batimentos, várias vezes irá ser mais eficaz para o gasto calórico total do treino do que uma baixa “temperatura” ou freqüência cardíaca baixa por um tempo prolongado. Treinos intensos, fracionados e de baixo volume são uma excelente ferramenta para aumento do gasto calórico do treino e redução do congestionamento nas esteiras.

Fonte: ANDRE BELLAGUARDA.blogspot.com

domingo, 3 de abril de 2011

ROPE TRAINING







O treinamento com cordas ou como é mais conhecido ROPE TRAINING, é uma novidade no mercado Brasileiro, este treino é uma poderosa ferramenta de puro treino funcional , esta técnica é inserida nas rotinas de treinos dos meus alunos clientes. A maior aposta é a potencialidade nos resultados, principalmente perda de peso. Impressionante o grau de gasto calórico em uma sessão de treino. Devido a característica do treino ser um C.S.T ( Cardio strength training ) que significa num mesmo exercício estar sendo exigido um esforço aeróbio e de força ao mesmo tempo, relatos da literatura afirmam que elas se encaixam perfeitamente aos que buscam melhora no condicionamento físico de uma forma global, otimizando a resistência, potência, aumento de circulação e perda de gordura corporal.




5 RAZÕES PARA INICIAR O TREINO COM CORDAS:




1- O treinamento aumenta sua resistência e força rapidamente Se você estiver familiarizado com o conceito de Preparação Física Geral, o treino com rope é um excelente método para construir capacidade global de trabalho.




2- Permite que você execute os padrões de movimento com uma variedade infinita, formar ondas com a corda oferece uma quantidade infinita de movimentos, o que significa um aumento na aprendizagem motora. Simplesmente trocando a pegada, a posição do pé e a posição do corpo que você pode facilmente alterar o tipo de onda que está sendo executada. Você não vai ficar entediado com o exercício, pois você pode alterar os movimentos ​​ levando a novos estímulos ao seu sistema nervoso, contribuído para melhora da coordenação motora do corpo inteiro.




3 - Melhora a resistência de força, potência e resistência aeróbia, ao mesmo tempo. Raramente você vai encontrar um exercícios que lhe permita formar uma infinidade de habilidades motoras e bioenergéticas ao mesmo tempo. O peso da corda e os movimentos rápidos do treino fará você desenvolver uma grande potência na extensão do quadril ponto inicial de uma gama de movimentos diários e esportivos.




4- Grande resistência mental O treino é muito intenso, tanto fisicamente como mentalmente. Poucas pessoas podem realizar as ondas poderosas durante um minuto, sem parar ou falta ar. Vendo os movimentos da corda, muitos eroneamente pensão que elas podem ser fácil de realizar. Basta uma tentativa que vem a surpresa. O treinamento com corda é extremamente difícil até os atletas mais fortes não fazem muita coisa na primeira sessão de rope, alguns atletas dizem que o treino equivale ao esforço de um treino de sprints de 400 metros.




5- ferramenta fenomenal para queimar gorduras Esta pode ser a razão principal, das pessoas iniciarem o treino com cordas. Aliando os treinos a adequados hábitos alimentares pode-se absolutamente destruir as gorduras indesejadas. Nós da HC CONSULTORIA ESPORTIVA estamos constantemente buscando ferramentas e métodos de treinamento que funcione o que não funciona é descartado. Nossos treinos com rope, vem dando ótimos resultados!




Referências


1- * Extraído do artigo (Rope Training: The Next ‘Wave” in FitnessBy Franz Snideman RKC TL, CK‐FMS)


2- Semeare.com.br